Encontrar e reter bons profissionais de tecnologia é um grande desafio para empresas de todos os portes. Isso ocorre porque existe uma quantidade restrita de profissionais realmente capacitados no mercado.
A disputa por esses profissionais de TI, muitas vezes, acaba elevando significativamente seus salários. A depender do tamanho da sua empresa, um profissional de TI pode não ser o suficiente. Tudo isso acaba impactando diretamente em seu orçamento e dificulta o investimento em outras áreas importantes para o sucesso do seu negócio.
Então, como contar com profissionais de TI qualificados e equilibrar o investimento para desenvolver outras áreas importantes da empresa?
A terceirização da TI pode ser o caminho.
Fechar um contrato com uma empresa terceirizada pode trazer inúmeros benefícios para uma organização. Do outsourcing aos serviços de consultoria, é possível otimizar a infraestrutura e tornar os processos de gestão muito mais efetivos, seja otimizando processos ou reduzindo gastos.
Nessa modalidade de trabalho, a empresa terceirizada é a responsável por recrutar, selecionar e treinar os profissionais de TI. Além disso, todos os encargos trabalhistas, ficam sob a responsabilidade direta da terceirizada.
A contratante ganha em eficiência e produtividade. Ela sempre terá a sua disposição especialistas altamente capacitados, disponíveis para atender às suas demandas; não precisará se preocupar com férias, licenças médicas ou ausências.
Mas, para que esse seja realmente um investimento de sucesso, é preciso avaliar muitos fatores a respeito da empresa terceirizada de TI. Quer saber quais são os mais importantes. Fizemos uma lista para facilitar o seu trabalho!
Esse é o primeiro passo. Não adianta fechar contrato com uma empresa que não conseguirá atender a sua demanda ou que oferece muito mais do que o seu negócio precisa nesse momento. Então, você precisa saber quais são os problemas críticos da sua empresa.
Por exemplo, uma infraestrutura de TI pode apresentar vários problemas em médio e longo prazo: gargalos de rede, falhas de segurança, indisponibilidade de sistemas, entre outros. Portanto, você precisa encontrar uma terceirizada capaz de solucionar essas questões.
Muitas vezes, as organizações necessitam otimizar os seus processos de gestão. Nesses casos, podem contratar uma empresa terceirizada de TI para implementar medidas de otimização de performance da infraestrutura de TI, reduzir custos, aumentar a segurança e criar rotinas de manutenção de hardwares e softwares de maior desempenho.
A empresa terceirizada de TI ideal é aquela que oferece os serviços que atendem às necessidades do seu negócio. Isso é muito importante que seja verificado logo no começo. Quando estiver avaliando qual empresa contratar, solicite o portfólio de serviços para não ter surpresas no futuro com gastos inesperados.
Por exemplo, geralmente, é incomum que uma empresa necessite de atendimento de Nível 3 no dia-a-dia. Porém, se a empresa de TI contratada não oferecer esse serviço, a “bronca” pode sobrar para você que terá que buscar um profissional Nível 3 para resolver o seu problema.
Confira abaixo alguns serviços essenciais:
O suporte em TI lida diretamente com as solicitações dos usuários. Ele será responsável por reduzir o impacto dos problemas diários em TI. Ou seja, precisa estar capacitado para oferecer as melhores soluções no menor tempo possível, a fim de otimizar os processos de trabalho dentro da empresa e reduzir prejuízos de tempo e recursos. Esse suporte pode ser remoto ou alocado. Dependerá da necessidade da sua empresa.
Também é importante saber quais tipos de solicitações o suporte contratado está habilitado a atender. Por exemplo: problemas em notebooks, desktops, servidores, impressoras, roteadores, wi-fi, softwares, etc.
Os certificados são uma garantia para você que os processos da empresa seguem padrões elevados de qualidade. Para receber essas certificações, as empresas terceirizadas são submetidas a testes rigorosos para garantir o padrão dos serviços prestados.
A empresa tem referências? É bom pesquisar. Veja quem são os atuais clientes da terceirizada, que você pretende contratar. Se possível, tente entrar em contato e saber mais detalhes como é a prestação dos serviços. O atendimento é bom? O serviço é realmente de qualidade? As soluções são efetivas? Essa pesquisa vai ajudar você a não se envolver com um mal prestador de serviço.
Você não pode entregar o seu departamento de TI na mão de qualquer um. Fuja de preços muito abaixo do mercado – isso é sinal que tem coisa errada. Já pensou se o seu servidor pega fogo? Se você perde dados importantes do seu negócio? Ou se os seus computadores estão sempre em manutenção? No fim, o barato pode sair muito caro.
Fique atento também ao formato de cobrança. Muitas empresas de TI cobram por hora, outras por quantidade de equipamentos a serem monitorados e, outras sugerem o seu preço de serviço de acordo com a complexidade de cada negócio. Analise a relação custo-benefício e veja o que se encaixa melhor no seu orçamento.
Com essa lista, você consegue ter um norte na hora de contratar uma empresa terceirizada de TI. Cote com pelo menos 03 empresas para ter uma melhor noção de preço de mercado e serviços oferecidos.
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