Identificamos quatro desafios comuns aos empreendedores de pequenas e médias empresas. Você já enfrentou ou está enfrentando esses problemas também? Saiba como resolvê-los.
Você tem objetivos e metas claras para os seus colaboradores? Consegue identificar a produtividade real através de indicadores de desempenho? Esses dados são fundamentais para ajustar ou reajustar estratégias e você precisa tê-los em mãos para a melhor tomada de decisão.
Definir objetivos, metas e indicadores dependem de um bom planejamento e de um acompanhamento minucioso. É imprescindível que você consiga facilmente acessar essas informações para se antecipar a possíveis problemas ou situações.
É comum que pequenas e médias empresas não possuam um grande número de vendedores. Isso teoricamente facilitaria uma melhor verificação dos resultados de vendas. Porém, nem sempre se tem o controle desses resultados na prática. Por exemplo: muitas vezes, o vendedor que traz o maior faturamento é necessariamente o que traz o maior lucro. Isso vale também para os produtos e serviços? Qual produto/serviço você mais vende? E qual é o produto/serviço que lhe traz o maior lucro?
Gerenciar todas essas questões realmente não é simples e se você não tiver um processo bem definido, certamente enfrentará problemas. Como um bom gestor você precisa saber claramente quais são produtos que mais vendem, quais trazem as maiores margens de lucro, quais estão “empacados” no estoque e outros detalhes. Só assim você poderá definir em quais produtos/serviços deve investir seus esforços de marketing ou qual é a hora certa de fazer uma liquidação, por exemplo.
Inúmeras pequenas e médias empresas nem sempre conseguem registrar de forma eficiente o seu estoque. Uma má gestão de estoque pode representar uma grande perda de dinheiro.
Você pode estar comprando itens em excesso e deixando de comprar o que realmente é necessário para o seu negócio. Estoque parado é dinheiro parado! Mesmo para as empresas que não possuam um estoque grande, negligenciar esse processo representa inúmeros riscos à saúde financeira do seu empreendimento.
Você tem a capacidade de identificar onde a sua empresa está desperdiçando dinheiro? Possui algum plano de contas com a classificação das despesas por natureza? Sabe quais os pagamentos a receber e em quanto tempo?
É muito provável que existam alguns custos que podem ser reduzidos na sua empresa. Porém, é necessário saber com muita precisão onde deve ser o corte. Do contrário, o tiro pode sair pela culatra e não é isso o que você quer, correto? Pensar em reduzir custos deve ser uma tarefa constante, mas muito bem pensada para otimizar os recursos e, não, para levar a empresa a diminuir a sua eficiência.
Se ainda está lendo esse texto, é provável que você enfrente algum desses problemas em sua empresa. A solução para resolver esses desafios pode estar na implantação de um sistema de gestão. Contar com um software que consiga integrar a parte financeira, fiscal comercial e controle de estoque será uma mão na roda para a gestão do seu negócio.
Além de garantir uma maior segurança das informações do seu negócio, possuir dados relevantes sobre a sua empresa de maneira prática e rápida vai facilitar a sua tomada de decisão quanto à produtividade, às vendas, o registro de estoque, às possíveis reduções de custos e muitas outras otimizações de processos.
Quer uma indicação de software de gestão? Nós indicamos para vocês o Hiper. Esse é o software que utilizamos aqui na empresa. Saiba mais clicando na matéria abaixo.
Fale com a gente!